Skip to content

#02 Curso C# – Visual Studio

O que é Visual Studio? Para que serve? Explicar e demonstrar a ferramenta são os objetivos deste artigo.

Dando continuidade em nosso curso de C#, no ultimo artigo foi explicado à função do Framework de desenvolvimento da Microsoft e abaixo veremos como podemos utilizar a ferramenta utilizada para desenvolver softwares, seja plataforma desktop, web ou mesmo mobile.

O Microsoft Visual Studio é um pacote de programas da Microsoft para desenvolvimento de software especialmente dedicado ao .Net Framework e as linguagens Visual Basic, C# e várias outras. Também é um grande produto de desenvolvimento na área web, utilizando a plataforma ASP.NET.

A ferramenta possui diferentes versões que são explicadas abaixo conforme informações da Microsoft:

  • Express: É a versão grátis e está disponível para estudantes e entusiastas que queiram aprender a desenvolver na ferramenta. Através desta versão é possível desenvolver uma aplicação completa.
  • Professional: Ferramenta essencial para indivíduos que executam tarefas de desenvolvimento básicas. Ele simplifica a criação, depuração e implantação de aplicativos em uma variedade de plataformas que incluem o SharePoint e a nuvem. O Visual Studio 2010 Professional é fornecido com suporte integrado para desenvolvimento orientado a testes, bem como ferramentas de depuração que ajudam a garantir soluções de alta qualidade.
  • Premium: Possui um conjunto completo de ferramentas que simplifica o desenvolvimento de aplicativos para indivíduos ou equipes, permitindo a entrega de aplicativos expansíveis e de alta qualidade. Seja gravando códigos, criando banco de dados, testando ou depurando, você pode melhorar sua produtividade usando ferramentas poderosas que trabalham como você trabalha.
  • Ultimate: Conjunto completo de ferramentas de gerenciamento de ciclo de vida do aplicativo para equipes, que garante resultados de qualidade, desde o design até a implantação. Seja para criar novas soluções ou aperfeiçoar aplicativos existentes, o Visual Studio 2010 Ultimate permite que você dê vida a suas ideias através de um número cada vez maior de plataformas e tecnologias — incluindo computação paralela e em nuvem.

Para todas as versão paga existe a opção de baixar na forma trial. Clique aqui para conferir.

Para ficar mais claro a explicação sobre a ferramenta, faremos nosso primeiro programa desenvolvido com a ajuda do Visual Studio 2010 e para isso são necessários os seguintes passos:

  • Abra a ferramenta Visual Studio 2010.
  • Vá ao menu File è New è Project
  • Escolha a opção Windows que se encontra do lado esquerdo e o tipo de projeto Console Application conforme a figura abaixo.


Nessa hora devemos nos atentar a dois itens: name e solution. Name como o próprio nome informa é o nome do projeto e solution é o nome da solução por completa. Uma solution poderá ter vários projetos, exemplo: projeto web, projeto regra de negócio e projeto de acesso a dados.

Depois de criado o projeto uma tela igual apresentamos abaixo aparecerá na ferramenta.


Como podemos notar o Visual Studio nos apresenta no centro da tela a classe Program que é responsável por iniciar o programa quando executada (Main). A explicação do funcionamento da classe ficará para os próximos capítulos, o objetivo hoje é demonstrar a ferramenta.

Ao lado direito podemos ver a caixa Solution Explorer que em nosso exemplo possui apenas um projeto (ConsoleApplication1) e dentro deste projeto temos a nossa classe Program (arquivo Program.cs). Ainda dentro do projeto podemos ver uma pasta chamada References que possui todas as bibliotecas necessárias para construir o nosso sistema. Caso seja necessário utilizar outras bibliotecas devemos inclui-la nesta pasta.

  • Na próxima imagem são adicionadas instruções para que o console se comunique com o usuário. No exemplo é solicitado que o programa informe uma frase para o usuário.

Através da classe Console é possivel utilizar o método WriteLine que tem a função de imprimir na tela do console a mensagem desejada. O outro método utlizado, Read, tem a função de ouvir e aguardar comandos do usuário. Este ultimo método utilizado foi necessário para que a mensagem impressa possa ser visto na tela, já que sem ele a mensagem será impressa e logo em seguida o sistema terminará seu ciclo de vida.

Uma melhor explicação sobre cada item será apresentada nos próximos artigos.

  • Após adicionar as instruções para executar o programa você deverá acionar a tecla F5 ou clicar na imagem com seta de play ao lado da caixa de Debug. O resultado é visto na próxima tela.



Estes foram os passos necessários para criar nosso primeiro programa em C# e para isso foi utilizada a ferramenta Visual Studio. É muito importante que quem estiver afim ou necessitando aprender a desenvolver na plataforma da Microsoft também aprenda esta ferramenta, pois ela possibilita inúmeras vantagens.

Pessoal, por hoje é só e espero que tenham gostado do artigo e da ferramenta Visual Studio.

Published inC#

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *