Skip to content

#11 Curso C# – Coleções

Boa noite pessoal, tudo bom com vocês?

Bom, continuando o curso de C# (e estamos na 11° aula) vamos hoje falar sobre coleções e como utiliza-las na linguagem C#. Espero mais uma vez que gostem do curso.

Chega de falar e bora começar 🙂

O Microsoft .NET fornece diversas classes que também colecionam outros elementos especializadas. São as class collection, que residem no namespace System.Collections e seus subnamespaces. As classes base de coleção aceitam, armazenam e retornam seus elementos como objetos, isto é, o tipo de elemento de uma classe de coleção é um object. Neste capitulo iremos utilizar a classe List, mas existem varias outras que também podem ser utilizadas. Segue abaixo um exemplo:

[sourcecode language=”csharp”]
List<int> listaNumerica = new List<int>();
listaNumerica.Add(3);
listaNumerica.Add(6);
listaNumerica.Add(1);
listaNumerica.RemoveAt(2);
int numeroRetornado = listaNumerica[0];
[/sourcecode]

Para utilizarmos a classe List é necessário informar qual será o tipo de dado utilizado na lista. Através da sintaxe <int> informamos que o tipo utilizado em nosso exemplo é int. Toda lista pode receber itens e para adicionar algum item na lista utilizamos o método Add que só poderá receber o tipo de dado configurado no momento da instancia do objeto. Caso você queria que algum item seja removido da lista podemos utilizar o método RemoveAt que recebe como parâmetro o numero do index a ser removido.

Como pode ser visto no exemplo acima, o legal de utilizarmos este recurso é que não precisamos saber de começo quantos itens (quantidade da nossa coleção) vamos trabalhar. Podemos instanciar um objeto list e adicionamos mais itens quando necessário.

Pessoal, o exemplo é simples mas espero que tenham gostado.

Fico por aqui e até a próxima aula! Fiquem com Deus.

Published in.Net Framework

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *