Skip to content

O que é SharePoint?

Boa noite!

Iniciarei uma série de artigos sobre o desenvolvimento de Apps para SharePoint através do Visual Studio. O conceito de Apps veio na versão atual do Sharepoint chamada SharePoint 2013 e neste primeiro artigo explicarei um pouco sobre o que vem a ser está plataforma da Microsoft e sua história.

Sharepoint é uma plataforma web da Microsoft voltada para colaboração de conteúdo. Mas como acontece essa colaboração? De maneira muito fácil e em instantes depois de instalado é possível criar portais, intranets corporativas e gestão de documento. Mas só isso? Abaixo explico mais o que é possível fazer com ela:

* Web Sites.

* Ferramentas sociais (rede social corporativa, fóruns).

* Pesquisa empresarial.

* Business Intelligence.

* Conexão de dados externos.

* Workflow.

* Integração usuários com AD e permissão.

* Extensível para desenvolvimento de regras internas da corporação.

Imagem

Imagem 1 – Interface inical do Sharepoint

O link a seguir demonstra um video oficial da Microsoft que mostra como o SharePoint trabalha em equipe, perceba o quanto ele é útil no desenvolvimento de projetos.

Lançada em 2001 como um produto que concorria diretamente com o Lotus e tinha a responsabilidade de armazenamento de documentos e criação de site de equipes para maior colaboração, em 2003 através de uma nova versão foi lançada sobre a plataforma .Net e assim está até hoje, mas a frente explico por que isso é muito bom.

Basicamente existem 3 versões para o Sharepoint conforme explicação no site da Microsoft:

* SharePoint Online: Um serviço baseado em nuvem hospedado pela Microsoft para empresas de todos os portes. Em vez de instalar e implantar o SharePoint Server no local, agora qualquer empresa pode simplesmente assinar um plano do Office 365 ou o serviço autônomo do SharePoint Online, e seus funcionários poderão criar sites a fim de compartilhar documentos e informações com colegas, parceiros e clientes.

* SharePoint Foundation: A tecnologia subjacente a todos os sites do SharePoint. O SharePoint Foundation está disponível para implantação gratuita no local, sendo chamado Windows SharePoint Services nas versões anteriores. É possível usar o SharePoint Foundation para criar rapidamente muitos tipos de sites em que você pode colaborar em páginas da Web, documentos, listas, calendários e dados.

* SharePoint Server: As organizações podem implantar e gerenciar o SharePoint Server no local. Ele inclui todos os recursos do SharePoint Foundation, além de outros recursos e capacidades, como o Gerenciamento de Conteúdo Corporativo, business intelligence, pesquisa corporativa, sites pessoais e feeds de notícias.

O Sharepoint está em 78% das 500 maiores empresas do mundo. Algumas empresas utilizam a plataforma como site publico conforme abaixo:

* http://www.ferrari.com/

* http://www.venergia.com.br/

Aqui no Brasil a plataforma não é muito conhecida por empresas menores, mas aos poucos estas estão aderindo devido a sua facilidade de já ter muita coisa pronta para o meio empresarial.

Conforme visto eu expliquei/vendi um pouco sobre o produto. Agora vou falar sobre a parte de desenvolvimento.

Acima eu expliquei que o SharePoint é extensível para desenvolvimento de regras e foi produzida em cima da plataforma .Net, mas o que isso que dizer? Quer dizer que assim como desenvolver uma aplicação Web feita em .Net através da ferramenta Visual Studio, podemos também fazer isso para SharePoint da mesma forma e utilizando a nossa linguagem preferível, C#. Você desenvolve em MVC? No SharePoint também, desenvolve em Web Forms, mesma coisa. Para quem já tem experiência em desenvolvimento .Net terá uma curva de aprendizado muito pequena para desenvolvimento em SharePoint.

Mas por que desenvolver em SharePoint sendo que posso desenvolver apenas em .Net? Essa era uma pergunta que eu me fazia muito quando iniciei no desenvolvimento em SharePoint e o que posso dizer é “depende”. Talvez essa seja a melhor resposta, por que? Vou dar um exemplo de uma experiência que tive em 2012.

Uma grande empresa multinacional precisava desenvolver uma aplicação para gerenciar dados de trabalhadores terceirizados e seus respetivos contratos e a plataforma escolhida foi o SharePoint, por que? Modinha da época? Não! Foi escolhido essa plataforma por que seus funcionários já trabalhavam com a plataforma, já estavam familiarizados com ela e a ideia era estender sua intranet com mais esta nova aplicação. Também tivemos a vantagem de não precisar desenvolver regras de permissão de usuário e desenvolvimento de telas consideradas CRUDs, pois como o meio de armazenamento são listas (igual ao conceito de tabela em banco de dados), as telas de inserção, edição, atualização e listagem já são criadas automaticamente.

Normalmente esse é o processo dentro de uma empresa, primeiro instala o SharePoint, utiliza o que chamamos de funcionalidades default, pois tem muita coisa pronta conforme explicado acima e depois começa a customizar regras internas. E é ai que entra o desenvolvedor SharePoint e o desenvolvimento para Apps.

Achei importante antes de iniciar para desenvolvimento explicar o que é SharePoint, sei que muita gente faz confusão da plataforma, mesmo aqueles que já são experientes em produtos Microsoft.

Lembro uma vez que estava em uma entrevista para o cargo de arquiteto e o coordenador de desenvolvimento .Net perguntou qual foi o meu ultimo trabalho e eu respondi que estava trabalhando com desenvolvimento SharePoint e perguntei se ele sabia o que era e ele rapidamente me falou que sim e que já tinha utilizado, logo depois ele me perguntou se eu estava estudando C# e MVC para relembrar como era desenvolver para concorrer na vaga :). Pois é, fiquei sem graça mais mesmo assim tive que explicar o que ele não sabia ainda sobre a plataforma.

SharePoint é uma plataforma fantástica e que ajuda muito o usuário final e claro a empresa que adere a ter uma maior e melhor comunicação. No próximo post explicarei o conceito de Apps e as diferenças que existem entre elas.

Fiquem com Deus e até a próxima.

Fontes:

http://office.microsoft.com/pt-br/sharepoint-foundation-help/o-que-e-o-sharepoint-HA010378184.aspx

http://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_SharePoint

Published inSharePoint

One Comment

  1. Muito legal gostei do conteúdo, gostaria de sabe mais sobre a criação de Apps para sharepoint, como posso conseguir uma material maduro sobre esse assunto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *