Skip to content

.Net CLI (Command Line Interface), crie um projeto pelo terminal

.Net CLI (Command Line Interface) é a nova ferramenta essencial para desenvolvimento no ASP.NET Core, o que quer dizer com essencial? Simples, qualquer pessoa que queira desenvolver na nova plataforma da Microsoft deve utilizar essa ferramenta. O Visual Studio (VS) utiliza o .Net CLI para build, publish, run e entre outros. .Net CLI também é cross-platform, isso é, pode rodar em windows, apple e linux e para iniciar basta baixar a distribuição certa para o seu sistema operacional em https://github.com/dotnet/cli.

Você pode estar se perguntando, preciso aprender essa nova ferramenta? Para quem trabalha com o VS não precisa, pois internamente ele irá utilizar o .Net CLI, mas fora do VS você deverá aprender para poder desenvolver na plataforma.  Lembre, agora você pode desenvolver fora do VS como: Visual Studio Code, Sublime, Vim e entre outros. Portanto aprender sobre .Net CLI is good.

O que pode deixar as pessoas um pouco confusas é que a até pouco tempo era utilizado os comandos do DNX. Com a vinda do ASP.NET Core para produção o DNX foi trocado pelo DOTNET.

Para utilizar o .Net CLI existe um padrão, driver (dotnet) + verbo + argumento (caso exista). Por exemplo, após instalado o .Net CLI, em uma pasta de teste, digite “dotnet new”. Você irá perceber que um projeto foi criado, mas nesse exemplo eu só utilizei o driver mais o verbo. Abaixo explico os demais comandos:

  • “dotnet restore” restaura todas as dependências necessárias para o correto funcionamento do projeto.
  • “dotnet build” compila a aplicação para validar se existem erros.
  • “dotnet run” executa a aplicação.
  • “dotnet test” executa os testes que estão na solução.
  • “dotnet publish” faz a publicação da aplicação.
  • “dotnet pack” faz o build da aplicação e cria um Nuget Packages.

Para executar um projeto criado, devemos executar o comando “dotnet run”.

Vamos ver alguma coisa funcionando. Para isso eu estou usando o Ubuntu 16.04 e nas próximas imagens você pode ver eu criando um projeto e executando.

Para criar um projeto web eu usei:

  • “new” para criar um novo projeto.
  • “mvc” para criar um projeto com template MVC.
  • “-o” para dar um nome ao projeto.

Depois acessei a pasta onde o projeto foi criado e executei. Nesse caso eu posso executar o projeto por que já existe alguma coisa dentro dele, mesmo que eu não tenha programado nada, pois criei um projeto do tipo MVC e nesse caso ele já cria controllers e views.

E por ultimo esse é o resultado.

Por default esses são todos os comandos inclusos, mas você poderia criar os seus próprios comandos, para isso acesse a página https://dotnet.github.io/docs/core-concepts/core-sdk/cli/extensibility.html

Conclusão

.Net CLI é uma ferramenta de interface para desenvolver na plataforma .Net e através dela, podemos criar um novo projeto, restaurar, executar e entres outros. Com o .Net CLI outras IDEs em sistemas Linux ou Apple poderão utiliza-la para o desenvolvimento, pois o .Net CLI é cross-plataform. Desenvolver em Windows, Linux ou Apple já não faz diferença na nova plataforma da Microsoft.

Você gostou desse artigo? Gostaria de saber mais sobre ASP.NET Core? Eu desenvolvi um curso na Udemy, preço camarada e com mais de 13h de curso. Acesse https://www.udemy.com/aspnet-core-aprendendo-do-zero-ao-avancado/

Published in.Net Core

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *