Skip to content

Como resolvi um problema no Azure de cultura pt-br no ASP.NET Core.

A dica de hoje é simples, como configurar a cultura pt-br no ASP.NET Core. Lembre, saiu o web.config e agora entra a classe Startup.

Hoje não é um tutorial e sim uma dica. Há alguns dias estava eu trabalhando em um pequeno sistema e quando tudo funcionava bem em minha máquina, fiz a implantação para o Azure e para meu espanto o app dava exceção para um formulário simples. Pensei comigo, “Pow, na minha máquina funciona! J”.

Tentando saber o que era, percebi que um dos campos trabalhava com dinheiro, valor de alguma coisa. E como muitos sabem, aqui no Brasil fazemos a separação monetária por “.” e “,”, enquanto que em outros países é contrário ao padrão daqui.

Bom, na hora lembrei do velho e bom web.config, altera a cultura, mas e no ASP.NET Core?

No ASP.NET Core é mais simples ainda. Como muitos sabem, o web.config não serve mais para efetuar configurações e nossas configurações são feitas na classe “Startup.cs”. Legal, mas como eu faço?

O código acima se encontra no método “Configure” da classe “Startup.cs”. Nela é possível ver que a cultura informada é “en-US” e no caso do Brasil seria “pt-Br”. As propriedades “SupportedCultures” e “SupportedUICultures” eu não precisei informar no meu app e depois dessa configuração a aplicação funcionou muito bem no Azure.

Conclusão

Mais uma vez o ASP.NET Core se mostra bastante versátil em suas configurações. Não configurar mais no web.config significa que agora podemos efetuar diferentes culturas para ambientes diferentes, como development, staging e production.

Sinceramente achei esse tipo de configuração bastante fácil e intuitiva.

Espero ter ajudado nessa dica até mais! Fiquem com Deus.

Você gostou desse artigo, gostaria de saber mais sobre ASP.NET Core? Eu desenvolvi um curso na Udemy, preço camarada e com mais de 13h de curso. Acesse https://www.udemy.com/aspnet-core-aprendendo-do-zero-ao-avancado/

 

Fonte:

https://docs.microsoft.com/en-us/aspnet/core/fundamentals/localization

 

 

Published in.Net Core

2 Comments

  1. Houston Diego da Paz Silva Houston Diego da Paz Silva

    Oi Stephany, estou desenvolvendo algumas aplicações em .net core e senti falta de uma documentação para aplicações não web. No meu caso estou fazendo um console app, e não tenho a class Startup, sabe algum local que tenha documentação para console app no .net core

    • stephanybatista stephanybatista

      Olá! Também não sei. Pensando na sua pergunta é verdade mesmo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *